quarta-feira, 19 de abril de 2023

Reparação de Avarias no Computador


1. Como efetuar cópias de segurança do disco?

  • Utilizando o Drive;
  • Faça backup dos dados para a nuvem.

2. Como evitar o sobre aquecimento do computador?

  • Não sobrecarregue o computador com muitas tarefas;
  • Mantenha a saida de ventilação sem obstruções.

3. Como identificar componentes incompatíveis num computador?

  • Acessando algum software de análise de drivers;
  • Ao ver que o componente não responde, vá ao site da marca do componente e verifique a compatibilidade.

4. Corrigir o erro "Hard Drive Failure".

  • Aceda ao painel de controlo;
  • Vá até aparelhos e drivers;
  • Carregue com o botão direito no dísco rígido;
  • Selecione "checar" para dar um diagnóstico ao problema. 

5. O monitor apresenta o menu da BIOS, mas não arranca.

  • Reiniciar a BIOS;
  • Procure pela partição onde se encontra o SO na BIOS;
  • Veja se está instalado, se não, terá que instalar um novo SO;

6. Os discos SATA não são reconhecidos.

  • Verifique se os cabos estão conectados ou se estão com algum defeito;
  • Verifique também a placa mãe a procura de pinos tortos ou desalinhados.

7. Quando se liga à corrente, o PC arranca até à deteção da drive de disquetes e para.

  • Atualizar os drivers;
  • Aceder a BIOS e confirmar se o sítio onde correr o arranque é o mesmo onde se encontra o SO.

8. O computador arranca normalmente, mas subitamente desliga.

  • Verificar a fonte de alimentação;
  • Reiniciar o PC;
  • Substituir a fonte de alimentação.

9. O computador parece arrancar normalmente, mas monitor permanece preto.

  • Verificar a conexão do cabo de vídeo;
  • Verificar a integridade da placa de vídeo e se está devidamente conectada;
  • Retirar as extensões PCI.

10. Quando se pressiona o botão ligar, nada acontece.

  • Verificar se a tomada tem corrente;
  • Verificar fonte de alimentação;
  • Testar todos os componentes;

11. Sistema recusa arrancar a partir de uma drive USB.

  • Aceda a BIOS;
  • Mude a opção de arranque para a PEN no menu de arranque;
  • Verificar a integridade da PEN.

12. Mensagem "Out of scan range" é apresentado no monitor.

  • Verifique se a temperatura do PC é alta;
  • Talvez a placa de vídeo esteja mal instalada.

13. O texto está muito grande ou muito pequeno.

  • Aceda as definições;
  • Procure por "tamanho da fonte";
  • Configurar da maneira preferivel.

14. O monitor apresenta pates da imagem a preto, branco ou outra cor.

  • Verificar se os cabos de vídeo estão bem conectados;
  • Verificar a integridade do monitor;
  • Retirar a placa de vídeo e fazer uma limpeza.

15. Problemas com os monitores CRT.

  • Verifique a compatibilidade do Monitor com o PC;
  • Verifique se a conexão com dos cabos foi feita de forma correta.

16. O monitor não apresenta imagem.

  • Verificar a integridade do cabo de vídeo;
  • Verificar a compatibilidade da placa de vídeo com o PC;
  • Verificar se o monitor está conectado a tomada correctamente.

17. O monitor treme, faz um barulho elétrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor a queimado.

  • Provável que o monitor está avariado;
  • Descarte-o correctamente;
  • Compre um novo.

18. A imagem treme.

  • Verificar a integridade do cabo de vídeo;
  • Verificar se a placa de vídeo está instalada correctamente.

19. Problemas com os monitores LCD.

  •  Verificar a compatilidade do monitor com os componentes do PC;
  • Configure os parâmetros de gráfico do monitor;
  • Verificar a integridade dos cabos.
20. Surge a mensagem “Signal out of range".
  • Reinicie o computador;
  • Inicie o computador em modo de segurança;
  • Verifique as configurações de vídeo;
  • Teste com outro monitor.
21. Alguns pixéis estão sempre ligados/desligados
  • Pode ser píxeis presos" ou "píxeis mortos";
  • Executar um teste de pixel;
  • Pressionar os pixels;
  • Utilizar softwares de reparação de pixels.
22. Quando há necessidade de substituição da motherboard
  • Se a placa-mãe sofrer algum tipo de dano físico, como quebra ou curto-circuito, pode ser necessário substituí-la;
  • Problemas de energia, se o computador estiver ligando ou desligando inesperadamente, pode ser um problema de energia;
  • Se você estiver atualizando os componentes do seu computador e esses componentes não forem compatíveis com a placa-mãe existente.
23. O som sai com ruído ou de forma intermitente.
  • Verifique se o cabo de áudio está corretamente conectado ao dispositivo de áudio;
  • Verifique se os drivers de áudio estão atualizados.
24. Cuidados a ter com o processador.
  • Mantenha o sistema de refrigeração adequado;
  • Evite overclocking excessivo;
  • Use um bom software antivírus;
  • Não toque no processador desnecessariamente.
25. O teclado não funciona.
  • Verifique as conexões;
  • Verifique se o cabo do teclado está corretamente conectado à porta USB do computador;
  • Verifique as configurações do teclado;
  • Teste com outro teclado.
26. Algumas teclas não funcionam.
  • Limpe o teclado, ás vezes, sujeira ou detritos podem impedir que as teclas do teclado funcionem corretamente;
  • Conserte as teclas individualmente;
  • Teste com outro teclado.
27. Algumas teclas ficam presas ou não vão abaixo corretamente.
  • Você pode comprar teclas de reposição em lojas especializadas ou online;
  • Pode ser necessário substituir o teclado inteiro;
  • Procure assistência técnica especializada para avaliar e reparar o problema.
28. Os caracteres que escrevo não coincidem com os que aparecem no monitor.
  • Verifique o layout do teclado;
  • Verifique o idioma do sistema operacional;
  • Verifique a codificação de caracteres;
  • Reinicie o computador.
29. Como aceder ao sistema caso se esqueçam a password.
  • Se houver outra conta de administrador configurada no sistema, você pode usá-la para redefinir a senha da conta que você esqueceu;
  • Use uma unidade de recuperação do sistema;
  • Existem vários softwares de recuperação de senha na Internet que vão ajudá-lo a recuperar a senha de login.
30. O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria.
  • Substitua a bateria CMOS;
  • Verifique as configurações do BIOS;
  • Execute uma reinicialização do BIOS.
31. O computador não arranca, simplesmente faz um beep.
  • Verifique as conexões do hardware;
  • Remova e reinstale a memória RAM do computador;
  • Se o disco rígido do computador estiver com defeito, o computador pode não inicializar corretamente;
  • Verifique a placa-mãe.
32. O computador arranca, mas não reconhece toda a memória instalada.
  • Verifique se a memória RAM está instalada corretamente;
  • Verifique a compatibilidade da memória RAM;
  • Verifique se o sistema operacional é compatível com a quantidade de memória RAM instalada;
  • Verifique se a memória RAM está danificada.
33. O computador reporta um erro de memória no arranque.
  • Teste a memória RAM;
  • Limpe os contatos da memória RAM;
  • Remova e reinstale a memória RAM;
  • Verifique a compatibilidade da memória RAM.
34. O disco rígido não funciona e não permite qualquer acesso.
  •  Verifique se o cabo SATA ou o cabo de alimentação do disco rígido estão conectados corretamente;
  • Tente acessar o disco rígido em outro computador;
  • Use uma ferramenta de diagnóstico de disco rígido.
35. O disco rígido tem erros de leitura/escrita.
  • O disco rígido tem erros de leitura/escrita;
  • Verifique a integridade do sistema de arquivos;
  • Atualize os drivers do controlador de disco.
36. Disco rígido ruidoso.
  • Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de fazer backup de seus dados importantes;
  • Verifique se há cabos soltos;
  • Verifique o nível de fragmentação, um disco rígido fragmentado pode causar ruídos estranhos;
  • Execute uma verificação de disco.
37. Código de beeps da AMI.
  • Um beep curto: O sistema está funcionando corretamente e passou pelo teste de inicialização da placa-mãe;
  • Dois beeps curtos: O problema pode estar relacionado à RAM (memória). Verifique se os módulos de RAM estão corretamente instalados ou substitua-os;
  • Três beeps curtos: O problema pode estar relacionado à placa de vídeo. Verifique se a placa de vídeo está corretamente instalada ou substitua-a;
  • Quatro beeps curtos: O problema pode estar relacionado ao BIOS. Verifique se a versão do BIOS está atualizada ou redefina as configurações do BIOS;
  • Cinco beeps curtos: O problema pode estar relacionado ao processador (CPU). Verifique se o processador está corretamente instalado ou substitua-o.
38. Código de beeps da Phonix.
  • Um beep curto: O sistema está funcionando corretamente e passou pelo teste de inicialização da placa-mãe;

  • Um beep longo e dois curtos: O problema pode estar relacionado à placa de vídeo. Verifique se a placa de vídeo está corretamente instalada ou substitua-a;

  • Um beep longo e três curtos: O problema pode estar relacionado ao teclado. Verifique se o teclado está corretamente instalado ou substitua-o;

  • Um beep longo e quatro curtos: O problema pode estar relacionado à placa-mãe. Verifique se a placa-mãe está corretamente instalada ou substitua-a;

  • Dois beeps curtos: O problema pode estar relacionado à RAM (memória). Verifique se os módulos de RAM estão corretamente instalados ou substitua-os;

  • Três beeps curtos: O problema pode estar relacionado à placa de vídeo. Verifique se a placa de vídeo está corretamente instalada ou substitua-a;

  • Quatro beeps curtos: O problema pode estar relacionado ao timer do sistema. Verifique se o timer está funcionando corretamente ou substitua-o;

  • Cinco beeps curtos: O problema pode estar relacionado à CPU (processador). Verifique se o processador está corretamente instalado ou substitua-o.
39. Código de beeps da Award.
  • Um beep curto: O sistema está funcionando corretamente e passou pelo teste de inicialização da placa-mãe.

  • Um beep longo: O problema pode estar relacionado à RAM (memória). Verifique se os módulos de RAM estão corretamente instalados ou substitua-os.

  • Um beep longo e dois curtos: O problema pode estar relacionado à placa de vídeo. Verifique se a placa de vídeo está corretamente instalada ou substitua-a.

  • Três beeps curtos: O problema pode estar relacionado ao teclado. Verifique se o teclado está corretamente instalado ou substitua-o.

  • Quatro beeps curtos: O problema pode estar relacionado ao timer do sistema. Verifique se o timer está funcionando corretamente ou substitua-o.

  • Cinco beeps curtos: O problema pode estar relacionado à CPU (processador). Verifique se o processador está corretamente instalado ou substitua-o.
40. O computador está demasiado lento.
  • Verifique a quantidade de espaço livre no disco rígido;
  • Faça uma verificação de vírus e malware;
  • Desinstale programas desnecessários;
  • Desfragmentar o disco rígido.
41. O disco está cheio.
  • Excluir arquivos desnecessários;
  • Desinstalar programas não utilizados;
  • Transferir arquivos para um disco rígido externo;
  • Limpar o cache e os arquivos temporários.

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